O que e MU ?
Mu é um MMORPG, ou seja, um Massive Multiplayer Online Role Playing
Game que seria algo como "Jogo Online Massivo de Multijogadores de
RPG". Em MU você joga juntamente com várias pessoas de todo mundo e tem
a chance de interagir com elas, seja trocando ítens, falando, caçando
juntos ou até mesmo matando! Os gráficos são tridimensionais o que
propicia uma maior sensação de realismo no jogo.
O quem são Classes?
Assim que você acessar sua account,
você será requisitado a escolher uma das seguintes profissões: Dark
Knight, Dark Wizard, Elf e Magic Gladiator. Cada uma dessas classes
possui atributos diferentes o que os tornam, de mesma forma, com
habilidades diferentes. O Elf é perito em arcos, o Wizard e Magic
Gladiator em magia e assim por diante. É recomendável que iniciantes
iniciem com um DK (Dark Knight) pois é uma das classes mais versáteis e
descomplicadas do jogo. Se você quiser, poderá criar outros personagens
em sua conta também.
Comprando, trocando e vendendo.
Você pode comprar ítens de
NPCs (non player characters) ou de PCs (player characters). Os NPCs não
são jogadores, são personagens do jogo que servem apenas para
desempenhar determinada função, que na maioria das vezes é a de vender
ou comprar ítens. Já os PCs são os jogadores normais, aqueles que são
pessoas na vida real. Você também pode vender, comprar e trocar ítens
com eles e a barganha fica facilitada, tendo em vista que você pode
dialogar. Mas tenha cuidado na hora de comprar pois os jogadores tentam
vender ítens por preços aparentemente baixos, mas que você adquire em
NPCs muito mais barato. Para comprar ou vender ítens de NPCs, direcione
o cursor sobre eles para que um ícone de dentatura apareça. Se o NPC
der um diálogo inicial, clique na resposta que aparece abaixo do
diálogo para que você comece suas compras. Aparecerão duas janelas: uma
que é a seu inventório e a outra que é o inventório do NPC. Para
comprar, basta um clique com o botão esquerdo do mouse sobre o ítem que
você deseja comprar. Para vender um ítem seu para um NPC, clique no
ítem que deseja vender e arraste-o até o inventório do NPC e clique
novamente com o botão esquerdo. Para PCs a coisa é parecida, com a
diferença de que você da sua oferta e o PC a dele e se ambos
concordarem clicando em Ok, a barganha será feita. Se você obteve um
equipamento, para vesti-lo, tire o seu antigo e ponha em seu inventório
e tire do mesmo o novo equipamento que você deseja vestir.
Status da tela de jogo
Na tela de jogo, você encontra várias
informações. O seu HP (Hit Points), ou seja, sua energia vital, é
representada pelo diamante vermelho enquanto que sua Mana (poder
mágico) é representado pelo diamante azul. Os números no canto inferior
esquerdo representam suas coordenadas e os botões Q,W e E servem para
armazenar respectivamente maçãs / red potion (para recuperar HP), blue
potion (para recuperar mana) e green potion (para se curar de poison).
A barra amarela é o medidor de experiência, que indica quanto falta
para você avançar para o próximo level. Quando você enche a nona barra,
você avança. E por fim vem a tela de jogo que é onde toda a ação se
passa
Matando e ganhando Exp e loot
O continente de MU é repleto de
criaturas selvagens que impregnam cada canto de mata. As cidades são
insentos deles, mas fora dela você perceberá a quantia diversificada de
criaturas que você deverá matar para progredir no jogo. Cada vez que
você mata um monstro, duas esferas de energia entram em você. Essas
esferas são a Exp. (experiência), coisa indispensável para que você
possa se tornar mais forte para enfrentar monstros mais fortes e que
conseqüentemente forecem mais Exp. para você. Além de ganhar Exp. você
ganha loot que são ítens que esses monstros deixam (dropam) quando
morrem. Para coleta-los, clique em cima dele com o botão esquerdo do
mouse ou use a barra de espaço, perto do seu loot. Ninguém pode pegar o
seu loot, a não ser que você demore para pega-lo. Se alguém tentar
pegar o seu loot, aparecerá a seguinte mensagem "Seu nick, this item
doesn't belong to you.". Na maioria das vezes os monstros dropam zens,
o dinheiro do jogo. Mas isso não impede que possam dropar armaduras,
armas, etc. Também é comum droparem maçãs, que restauram parte de sua
energia. Por tais motivos, uma das coisas mais importantes de MU é
caçar bastante para ficar forte, rico e bem equipado.
Incrementando seu status de atributos
Assim que você passa de
level, você ganha uma bonificação de 5 pontos de atributos para você
distribuir aonde você quiser. Mas lembre-se que não adianta ter um
personagem fortíssimo se a defesa é péssima ou vice-versa. O ideal
seria balancear os pontos para os atributos ficarem em igualdade, mas
isso por outro lado retarda o processo de obtenção de armas melhores.
Certas armas e armaduras só podem ser utilizadas com um certo número de
pontos de atributos e nem todas as armas podem ser usadas por todos. Um
DK, por exemplo, não pode usar um arco. Você irá notar que armas
dedicadas a certas classes exigem determinados pontos de aributos
centrados unicamente em um ou dois atributos. Por exemplo, para um Elf
usar um arco, ele depende basicamente do atributo Agility, portanto, um
Elf que queira usar melhores armas mais rapidamente, irá ceder mais
pontos a sua Agility. Um DK depende basicamente de Strenght e Agility,
sendo assim, o DK que queira usar boas armas e equipamentos mais
rapidamente, irá investir mais nesses atributos do que nos outros. Mas
o recomendável é balancear os seus pontos; não de forma 100%
equalitária mas de uma forma que a diferença entre os atributos não
seja muito grande
E agora? Por onde eu começo?
A informações básicas do
mecanismo do jogo você já tem, agora falta saber como proceder nele. Se
você optou por seu um DK (Dark Knight), DW (Dark Wizard) ou MG (Magic
Gladiator), você começará sua jornada na bela cidade de Lorencia. Lá
você encontrará vários NPCs e PCs comerciantes, e muita coisa para ser
explorada. Você inicia sua jornada com um machado simples e um escudo,
armas fraquíssimas contra oponentes fortes como Elite Bull Fighter,
porém eficientes contra Spiders e Budge Dragons. Caso você fique com
medo de se perder, vá no bar de Lorencia e converse com a NPC loira.
Compre um pergaminho. Ele servirá para te teleportar para a cidade caso
você se perca; basta clicar com o botão direito nele. Não só serve para
sair de lugares desconhecidos como para fugir de monstros e PKs (player
killers) que querem te matar. Após isso, saia da cidade, mas MUITO
cuidado por qual saída você irá sair. Saia pela saída Sudeste, lá você
encontrará muitas Spiders e Budge Dragons, monstros ideais para
iniciantes matarem. Não atravesse a primeira ponte pois ela possui um
Eskeleton. Já a segunda ponte é mais segura, mas não vá muito fundo
pois você poderá ter uma triste experiência com um Lich. Após adquirir
um Leather set (todos os equipamentos Leather) e lvl 10, você poderá
matar alguns Bulls e Elite Bulls, com o auxílio de maças para recuperar
sua energia. Se suas maças acabarem e você estiver nas última se
teleporte usando o pergaminho. É sempre bom ter um em mãos. Agora, se
você optou por ser um Elf, você começará na cidade de Noria. Siga em
frente ou para trás e você encontrará Chain Scorpions e Goblins, seres
quase equivalentes aos Budge Dragons e Spiders de Lorencia. Porém não
vá muito além se não quiser encontrar Hunters e Bettle Monsters. Depois
de avançar bastante seu level, equipe-se bem, compre poções vermelhas
ou maças e não receie caçar monstros mais fortes. Mas se sentir que vai
morrer no meio do combate, é melhor correr!
Em MU você irá encontrar muitos bons jogadores mas irá encontrar
maus jogadores que são chamados de noobs. Os noobs tem por objetivo
estragar seu jogo, seja agindo como PKs, Lurers ou Looters. O PK
(Player Killer) é o termo designado para assasinos de jogadores. Eles
apenas servem para estragar sua diversão quando você está caçando.
Matar jogadores não tem benefício algum, pelo contrários, tem o
prejuízo de gastar energia, mana e resistência dos equipamentos.
Enfim... ser PK é uma coisa sem graça, mas cada um com seu gosto. Cada
vez que você mata, a cor do seu nick muda até chegar no vermelho,
indicando que você é um PK de terceiro nível (matou 3 vezes). Esses
jogadores são muito caçados pois são visto como assasinos de fracos e
indefesos, então é natural que morram direto. Mas a cor não é fixa,
depois de um tempo sem matar ninguém, a cor do nick sai. O tempo de
duração da cor depende de quantas vezes você matou, ou seja, quanto
mais você mata mais será o tempo de espera para a cor do nick sair.
Casos de lurers são raros e nem sempre um lurer é um noob se não tiver
o objetivo de querer matar jogadores. Lurar é como se você "pescasse" o
monstro, sendo você a isca. Assim sendo, jogadores podem por um monstro
forte em um lugar de caça de iniciantes por exemplo. Enfim, os looters
são tão comuns quanto os PKs, ou até mais comuns ainda. Eles roubam o
seu loot na hora em que você está ocupado matando mais de um monstro e
não coleta rapidamente o loot deixado por um monstro que você matou.
Outros roubam sua kill (a criatura que você está matando, ou na
linguagem de jogo, solando) para ganhar Exp. do monstro que você estava
solando, não só Exp, como loot pois quem ganha mais Exp. tem mais
chance de coletar o loot.
Dicas
Abaixo segue algumas dicas para você se dar bem no continente de MU.
1)Sempre tenha em mãos um pergaminho do bar de Lorencia, para fugas de emergência ou em caso de se perder.
2)Sempre tenha muitas maças em mãos para não acabar fazendo uma caçada curta.
3)Tente enfrentar monstros fortes a medida que você for evoluindo.
4)Tenha cuidado com PCs na hora de barganhar. Muitos tentam te enganar vendendo ítens ruins a preços abusivos.
5)Faça muitas amizades, elas ajudam na hora de organizar grupos de caçadas e a te dar informações sobre MU.
6)Se
for DK evite fazer party. Muitos jogadores vão vender ítens enquanto
que eles ganham Exp de graça a seu custo. Party é um grupo de jogadores
que se associam (usando o comando /party na barra de chat, e próximo ao
jogador com a qual se deseja fazer party, com o cursor em cima do
jogador) para caçar e dividirem Exp. de acordo com seus levels. Ou
seja, quanto menor for seu level, mais Exp. você ganha.
7)Procure explorar o continente de MU sem medo, pois a morte não implica em grande percas e fugir dos monstros é fácil.
8)Ajude iniciantes.
9)Pesquise no fórum e no site. Procure se tornar um MU Expert, isso ajudará muito na hora do jogo.
10)Anote
as coordenadas de respawns (locais onde dão muitos monstros) e de
cidades ou locais que você acha bons. Isso ajuda você a não se perder
na hora de achar tais lugares.
11)Deposite seus ítens no banco (NPC
com armadura medieval ao lado de alguns baús, o Vault Knight). Se
quiser você pode colocar uma senha (você precisa do seu valt number)
para evitar que seus ítens sejam roubados caso você seja hackeado.
12)Lute
contra os PKs. Isso demonstra honra e bravura. Se ver que vai morrer,
saia correndo porque sua Exp. e zens, mesmo que sendo poucos que você
irá perder, custou seu trabalho.
Agora você está pronto para
iniciar sua incrível jornada no continente legendário de MU! Agora vá
adiante e adentre essa terra, libertando-a das criaturas que dominam
suas áreas inóspitas
Entrada BLOOD CASTLE
Tem que esclarecer que a criação de
entradas para ambos níveis tem uma porcentagem de probabilidade de
êxito, ou seja, que a criação pode falhar
Objetivos necessários:
Para o primeiro nível unicamente necessitam Blood Fang + 1 e Blood
Scrool + 1 e 8000 zen que é o que lhes cobra o “goblin” por criar a
entrada. (Detalhe a maquina de Chaos fica em Noria.
Para todos
os demais níveis necessitam Blood Fang + X e Blood Scrool + X e uma
chaos O (+ X) corresponde ao nível ao que queiram ou podem entrar, por
exemplo: +2, +3, +4.
Logo que tiver os objetos devemos ir a “chaos
machine” (aquela que se parece a uma grande roda com os “goblins”
azuis) que se encontra em Noria. Ali devemos escolher a opção de cima,
das dois que nos dão para escolher.
Isso nos abre outra opção na
qual devemos colocar o Blood Scrool + X, o Blood Fang + X e a gema
Chaos. (o nível 1 é igual mas não precisa da Chaos)
Se a
combinação é de êxito nos dará uma “Cloak of Invicibility” a qual
devemos entregar ao anjo que se encontra em Davias, nas coordenadas 207
29; ele nos permitirá entrar em Blood Castel.
Vale esclarecer
que o servidor nos avisa quando se realiza o evento Blood Castle e que
a entrada também nos mostra o tempo que falta para este evento.
Entrada Devil Square
Os objetos necessários para criar a
entrada par ao Devil Square sempre são os mesmos, somente mudam os
requisitos para os níveis em +1, +2, etc. Sempre para criar uma entrada
necessitaremos uma chave, Devil Key +X, um Devil Eye +X e uma gema
Chaos.
A combinação deve também se realizar na Chaos Machine, e escolher a mesma opção que para criar a entrada em Blood Castle.
Isso
nos abre outra opção, onde devemos colocar a Devil Key +X, o Devil Eye
+X e a gema Chaos; e devemos ter 20.000 zen que é o que nos cobra o
Goblin para criar uma entrada.
Uma vez criada a entrada, a qual
tem a forma de uma estatueta devemos nos dirigir ao mago que se
encontra em Noria, coordenadas 172 107, o qual nos fará entrar ao Devil
Square.
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by NeW_FroZeN